Acho jornalismo uma profissão linda e que deve ser respeitada. Não me conformo quando certas vezes vejo essa profissão sendo desvalorizada de alguma forma, isso ocorre algumas vezes com o jornalismo nas grandes emissoras de Tv. Há reportagens extremamente interessantes enquanto outras são tão previsíveis que chegam a ser desnecessárias.
Estamos no inverno e acho que já vi umas 10 reportagens que mostram as mesmas coisas, o mesmo tipo de entrevista e isso cansa. Geralmente a pobre repórter, morrendo de frio, passa a mão por cima de algum carro para mostrar que há uma fina camada de gelo sobre o mesmo e mostra também “esculturas” formadas naturalmente, principalmente em árvores. Ah e não pode esquecer das pessoas. Elas devem aparecer com muita roupa de frio e devem responder a algumas perguntas como o que estão achando do frio, como elas se preparam para o inverno, com quantas roupas estão, coisas do tipo. A maioria responde que está adorando porque é turista, veio de algum lugar quente e vê o frio como grande atração, acha chique. Já ouvi gente falando que estava gostando do frio porque parecia a Europa. Considero o comentário aceitável se a pessoa já esteve na Europa.

Carnaval:

Locais a visitar: Pátio de escola de samba, sambódromo, salvador.

Reportagens: entrevista com madrinha da bateria famosa (perguntar como ela mantém a bunda dura), entrevista com responsável pela confecção de algum carro alegórico (ele representa algo que ninguém entende e tem um nome pior ainda), entrevista com alguma costureira (perguntar se vai dar tempo de terminar todas aquelas roupas), entrevista com algum cantor (a) de axé (perguntar como agüenta todo aquele tempo de show e qual o preparo para isso), apresentação de alguma música que eles dizem como lançamento, mas que você já viu na internet faz tempo e não agüenta mais ouvir.

Elementos importantes: O carro alegórico deve ser mostrado só se não estiver pronto, mulher desconhecida seminua sambando ( o nome não deve ser revelado, é apenas uma figuração).

Páscoa:

Locais a visitar: Supermercado, fábrica de chocolate, casa de pessoa desconhecida que faz ovos de páscoa artesanais, local onde será apresentado o teatro.

Reportagens: Preço do chocolate, andamento das vendas, processo de fabricação do chocolate, mostrar que mesmo com crise pessoas continuam comprando, apresentar o ovo de páscoa artesanal como uma forma de ganhar dinheiro na páscoa, entrevista com ator que fará Jesus no teatro da Páscoa, como perder os quilinhos adquiridos na páscoa, os benefícios do chocolate.

Elementos importantes: imagem chocolate sendo misturado, crianças felizes com seus ovos de páscoa, supermercado deve estar lotado.

Maio, mês das noivas:

Locais a visitar: Evento que reúne várias novidades para casamento.

Reportagem: Como o mercado nesse ramo cresce cada dia mais, as dificuldades para se realizar o casamento, dicas para escolher o vestido certo para seu corpo, novidades e coisas diferentes para casamento, porque as mulheres querem casar nesse mês, saiba porque a Iogurteira top therm é um ótimo presente de casamento.

Elementos importantes: Modelos devem desfilar os vestidos (não importa que todas têm o mesmo tipo de corpo, o tipo vareta), imagens de noiva feliz jogando o buquê.

Dia das mães / pais:

Locais a visitar: Shopping e 25 de março.

Reportagens: Como andam as vendas, entrevista com pessoas que deixam para ultima hora, entrevista com famosa (o) que acabou de ser mãe (pai), matéria com mãe (pai) que teve filho no dia, porque a tekpix é o melhor presente.

Elementos importantes: Shopping movimentado, famosa com neném, desconhecidos com neném (importante: a imagem deve ser gravada na cama do hospital), família feliz em um local bonito (dica: jardim, praça) , dizer que a tekpix é o melhor presente porque a parcela é um real por dia não esquecer de comparar isso com o preço de um cafezinho).

Férias:

Locais a visitar: casas comuns, colônias de férias, acampamentos, estradas.

Reportagem: o que fazer com seus filhos nas férias, o movimento das estradas (importante perguntar de onde pessoa está vindo e para onde vai).

Elementos importantes: Crianças fazendo bagunça com cara encapetada.

Natal:

Locais a visitar: Shopping, 25 de março, Presépio famoso, casa do papai Noel, pinheiro gigante.

Reportagem: Andamento das vendas, entrevista com pessoas que deixaram para ultima hora, visita à casa do Papai Noel, entrega de presentes para crianças pobres, ler alguma cartinha emocionante enviada ao Papai Noel ,mas que na verdade é para os correio, receita de peru de Natal, coral de crianças cantando, mostrar a difícil decoração do pinheiro gigante, saiba porque tanto a iogurtheira top therm como a câmera tekpix é um ótimo presente.

Elementos importantes: Mostrar decorações, crianças felizes com seus brinquedos, tudo deve estar acompanhado de música natalina.

Reveillon:

Locais a visitar: praia, local onde está sendo montado palco do show da virada.

Reportagem: Simpatias e previsões para o ano novo, a virada ao redor do mundo, que roupa usar no ano novo, o que fazer na ceia, como emagrecer os quilinhos adquiridos nas festas de fim de ano, movimento nas estradas, preparação dos fogos de artifício, entrevista com artistas do show da virada, preparação para show da virada.

Elementos importantes: Pessoas felizes e esperançosas, fogos de artifício, fingir que artista estava ensaiando e não via que estava sendo filmado.

4 comentários:

Anônimo disse...

...e todo feriado prolongado eles mostram como esta o transito que vai para o litoral

fabioaraujo disse...

sem contar que antes de cada momento feliz de pascoa, natal, inverno... os apresentadores falam alguma tragedia e assim que acaba a reportagem da tragedia eles abrem um sorrizão pra falar da onda feliz do momento que sempre se resume em consumismo ;D

Belle Almeida disse...

adorei, estou amando seu bloog!!!!

Anônimo disse...

sou de cascavel-pr, aqui não tem ninguem com essa cultura... virei adepto ao seu blog, parabens