“Olhos de cigana oblíqua e dissimulada.” Sempre tive inveja de Capitu, uma mulher tão sedutora que levou Bento Santiago à loucura. O que mais tem acerca desse tema são teorias. Capitu traiu? Não Traiu? Bentinho era gay? E eu até já cheguei a sugerir que ele era esquizofrênico e ela nem existia. O caso é que Bentinho era louco, mimado e complexado.
 E bota complexado nisso. Uma pessoa que acha que a outra tá com ela só por interesse acha mesmo que não tá valendo nada e que só com outras intenções pra alguém querê-la. Ninguém é capaz de fazer uma pessoa desse tipo feliz, ninguém.  Do mesmo modo que tem aquela pessoa cheia de si que sempre se acha melhor que todos e que ninguém é bom o suficiente. Complicado também viu?Eu quero morrer quando ouço alguém falar que Capitu era interesseira. Tudo bem que ela não tinha dinheiro, mas Bentinho era inteligente, tinha bons professores. Inteligência é afrodisíaco. Quem nunca ouviu isso? Inteligência atrai mais que qualquer coisa. Pelo menos atrai pessoas inteligentes.
Bentinho era um crianção nem percebeu que a Capitu tava dando mole e ficou dormindo no ponto. Moleque sem atitude se dependesse dele ele não ia pegar ninguém nunca, ia ficar só sonhando com as pernas ao vento. Louco porque vive viajando na maionese, pensando até me pedir pro imperador para que não fosse ao Seminário. Uma pessoa que pensa umas coisa dessas pode muito bem imaginar uma traição que nunca existiu. Ele pensou em matar o próprio filho gente, ele desconfia da traição porque a mulher chorou demais no velório. O cara é insano.
Quando a gente analisa profundamente percebe tanta coisa que eu ficaria aqui um tempão contando. O importante é que uma coisa deve ser observada e vai destruir muitos sonhos. Um amigo reclamou muito quando eu disse que Capitu não existia, falou que eu estava destruindo o desejo de muitos homens. Eu acho que o caso é bem pior. E se tudo que ele fala dela é invenção dele, se ela que era a rica da estória e que nunca olhou pra ele? E se Capitu era casada com Escobar na verdade e Bento apenas a desejava. Vou ficar louca com tantas teorias. Mas a pior das hipóteses é: E se Capitu existiu sim , mas não era tudo isso que Bento conta? E se ela era baranga, gente. Nem um pouco sensual, só Bento achava. Sabe aquele povo que gosta de contar vantagem falando que pegou uma gostosona na balada, mas fala que a gostosona não tem facebook? Todo mundo tem um amigo assim neh?
Eu só sei de uma coisa. Se Capitu existiu mesmo eu acho o Dom Casmurro tão chato, insuportável e rabugento que eu torço para que ela tenha o traído mesmo. Torço para que tenha sido muito feliz em Paris torrando a grana dele. 

1 comentários:

Emeline disse...

Não é atoa que o apelidaram de Dom Casmurro, não acha?? Sempre fui do lado de Capitu. Você esqueceu de colocar as Mil ave marias e padre nossos... rs