Tem uma característica muito marcante em criança e que depois desaparece muito com o crescimento, a “prestatividade” (ato ou efeito de ser prestativa, adoro criar neologismos é tão divertoso). Quem nunca notou o quanto criança gosta de ajudar? Outro dia eu tava na faculdade onde faço estágio e onde funciona um colégio também e vi duas menininhas correndo. Correram em direção à professora e depois voltaram, uma com a maleta que mal podia aguentar e a outra com a bolsa tamanho normal, mas que comparada ao seu tamanho parecia aquelas maxi bolsas “mata marido”, mata e esconde o corpo dentro.

Da onde vem essa coisa de querer ajudar? Esse altruísmo? Até porque tem criança que é tão egoísta com os amiguinhos, só preocupa em ajudar o professor. Há quem diga que essas criancinhas prestativas de hoje são os puxa saco de amanhã. Eu prefiro acreditar que seja pela vontade de aparecer, sei lá. Quando você é o ajudante do dia você é meio que o centro das atenções. Enfim eu não sei porque isso acontece, mas eu adorava ser a ajudante do dia. O pior é que eu posso provar isso com aqueles relatórios de aproveitamento que as professoras entregavam, lá diz que eu adorava ajudar. Aliás, quem tiver a oportunidade de ler um desses seus relatórios, leia, é muito legal saber que características que você tinha quando criança permanecem.
O que eu tinha raiva era quando era meu dia de ser ajudante e eu não fazia nada, era como se eu tivesse desperdiçado o dia. Eu gostava de fazer coisas legais, passear pela escola... Uai, é por isso então que criança gosta de ser ajudante, pra perder aula. Sou gênia.  Mas não é só na escola que criança gosta de ajudar. Gosta de lavar a louça, lavar a garagem, passar a roupa... Eu adorava. Aí eu sei que depois você cresce e odeia fazer as coisas,  não quer ajudar, não quer escrever no quadro , odeia ajudar em casa, reza para não ser chamada pra dar a resposta em voz alta igual rezava pra não te escolherem pra “cantar” a tabuada do 7 ou do 8. Sim, meu trauma por matemática é caso antigo e sem solução.  
Então quando eu tinha 3 anos eu gostava tanto de ajudar que a professora pedia sempre que eu fizesse o mesmo favor. Naquela época eu morava em Patrocínio, triangulo mineiro, e estudava em um colégio de freiras. Todos os dias eu tinha que devolver a chave do parquinho para a diretora da escola, uma freira velhinha e enorme de gorda. A madre aproveitava da minha visita diária para bater altos papos, pois sabia que aquilo renderia boas risadas, sempre tive imaginação fértil. Foi num desses passeios que a senhora resolveu reclamar que sentiria saudade de mim nas férias. Eu passava as férias  na minha cidade natal e atual . Sugeriu então que viesse comigo passear aqui. Eu disse que não poderia vim, não caberia no carro. Foi então, que ela teve a infeliz ideia de sugerir que viesse na mala. Eu olhei abismada pra mulher, com um olhar de desdém, sem dó e soltei: E você acha mesmo que vai caber na mala?
Criança é sincera e quando a gente vai crescendo a gente vai controlando isso por culpa dos adultos. Eu tenho certeza que se minha mãe tivesse presenciado minha deselegância, ela tinha me feito pedir desculpa. Ainda bem que a gente muda, sinceridade exagerada incomoda, é chato, magoa. O super sincero é evitado, ninguém quer alguém assim por perto. A frase “desculpa, mas eu sou sincera” geralmente é dita após uma bela grosseria, um comentário maldoso, não solicitado. A minha mãe tem uma sina que a persegue. Toda vez que minha mãe inventa de dar carona pra velhinhas com carinha inocente ela tem que ouvir um :Nossa, como você engordou. Pelo amor neh? E o pior é que ela continua dando carona. O povo mais velho tem mania de achar que agrada chamando de gorda. Eu fico puta. 

3 comentários:

Vamos ver se vc descobre disse...

As crianças adoram agradar, eu lembro! Ficamos felizes em poder fazer parte de algo que interessa aos adultos, de algo "mais sério", que vai além da nossa capacidade de sermos, simplesmente, crianças. Se o adulto confia na criança pra isso, então o dia estará ganho para ela! =)
Ri da parte dos mais velhos que adoram dizer que engordamos xD

Anônimo disse...

"- Depende da idade... De 7 a 10 anos eu adorava panhar laranja.
Dos 10 aos 15 quando mandam você vai, mas vai xingando todo mundo.
Depois dos quinze você fica esperto. Eu por exemplo: Meu pai me manda panhar laranja, como eu não quero ir, mando meu irmão!

- Nossa, e ele vai?

- Vai sim, ele ainda está na fase do vai, mas vai xingando! (risos) "

Carolina disse...

eu também era SUPER sincera haha mandava as visitas da minha vó calarem a boca quando eu queria dormir.... as amigas dela lembram disso até hoje hahaha