Inveja ou invídia é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).
Muitas vezes, se confunde Inveja com Cobiça, que significa querer tirar a tal coisa desejada à pessoa que a tem, fazendo com que ela fique sem ela.” Oi wikipédia =}

Inveja é aquele tipo de sentimento que você tem mesmo sem querer, totalmente involuntário. Ninguém quer sentir inveja, é algo natural e que dá vergonha de dizer. Todo mundo tem , alguns mais e outros menos. Tem gente que tem e esconde bem outros que nem preocupam com isso ou não sabem esconder. Não percebem que sabemos que atrás daquele comentário maldoso tem uma pitadinha de inveja. É aquela brega, velha e famosa frase "Quem desdenha quer comprar".
E a cobiça? Segundo o décimo mandamento católico10º- Não cobiçar as coisas do outro.” Que aliás eu não conheci assim. Eu conheci não cobiçar a mulher do próximo. O que eu achava um absurdo. A bíblia é o livro mais machista que existe. Diz cobiçar a mulher e não o homem porque a mulher não tem desejos, vontades e está apenas subordinada às vontades de seu varão, que é como chamam marido na bíblia. Então mulheres podem cobiçar o homem da próxima que a gente não vai pro inferno. Beleza? Apesar que mulher no céu deve sofrer também. As 72 virgens, recompensa dos homens bomba vieram da onde? Que que elas fizeram pra merecer isso? Vão ter que servir no céu também? Gente, tá rolando exploração sexual no céu, tem que ver isso aí produção.Isso é do Alcorão, mas não poderia deixar de citar. Não vou ficar falando de religião aqui não porque é assunto polêmico que rende demais. Mas enfim, aí se o mandamento de cobiçar a mulher do outro levar pro inferno metade da população mundial tá com o espacinho reservado no dito cujo.

A tão falada inveja boa é algo que não existe, mas o termo pode ser usado quando a pessoa não sente inveja de verdade. Pode falar quando o outro conta algo tão bom que você não sabe expressar o quão legal é aquilo. Um “Ahhhh que legaaal” só não serviria, a pessoa tem que saber que aquilo causa inveja. Estranho isso, uma pessoa que parece gostar de causar inveja.
Eu tenho pânico de inveja. É o tipo de coisa que atrasa a vida de qualquer um, haja “patuá” pra espantar a bendita. Se as pessoas soubessem o quanto atrapalha não gritaria a alegria aos sete ventos para não acordar o sono leve da bendita. Quando eu passei a não contar meus planos e me afastei das pessoas que considerava invejosas minha vida melhorou tanto. Era sempre assim, bastava falar de um certo alguém para alguém que tudo dava errado. Vou parar de falar disso para não cutucar muito a dita cuja.

Um tipo engraçadíssimo e exótico de inveja é aquela que você sente de si mesmo. Entende o que eu to falando? Vai falar que nunca sentiu inveja de si mesmo? Eu vivo sentindo inveja de mim. Quando estou em um período sem inspiração, como eu fico triste nesses períodos, eu leio um texto muito bom e fico morrendo de inveja da Laiz no passado que conseguiu escrever aquilo. Eu penso “Não é possível que eu escrevi isso e hoje não consigo ter porcaria de ideia nenhum” Ou então quando acaba o carnaval e eu to lá estudando e sinto inveja da Laiz que estava feliz, curtindo o carnaval. A mais triste é quando você leva um pé na bunda e sente saudade da época em que o ser corria atrás de você . Geralmente quando eu to em um momento bom, pessimista como sou eu já penso. Nossa vou sentir inveja de mim no futuro. Aff, vamos viver o presente né? Alegria alheia incomoda, mas essa tal de alegria própria também anda dando um trabalho.

0 comentários: