Nada descreve tão bem os relacionamentos românticos amorosos que o poema Quadrilha de Drummond.


“João amava Teresa que amava Raimundo..”

Sempre tive dó do João porque ele ama, mas não é amado por ninguém. Poxa, será que nem a mãe dele gosta dele? Que dó, que dó, que dó !

“...que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.”

Gosto da Lili, representa a independência da mulher. Ela é ela, ama a si mesma, não ta preocupada com muleque não. Curte a vida, pega, mas não se apega.

“João foi para os Estados Unidos.”

Aí o João, ficou revoltado porque aqui ninguém o queria. Começou a entrar em sites de bate papo, onde conheceu uma gringa peituda por quem ficou perdidamente apaixonado. Foi para os Eua conhecê-la e descobriu que na verdade a garota da foto era a irmã de um cara que se encantou por ele. É, João, não pode mais reclamar que não tem quem goste de você. Resolveu ficar por lá, aderiu ao movimento gay e está feliz para sempre.

“Teresa para o convento...”

Não agüentando mais esconder o seu amor, declarou-se para Raimundo. Ele que não é bobo nem nada, percebeu que ela estava em suas mãos, usou, abusou e jogou fora. Teresa é de cidade pequena, ficou mal falada. Não havia outra solução, teve de ir para o convento. Lá, ficava o dia todo pedindo a todos os Santos que conhecia que Raimundo fosse punido pelo que havia feito.

“Raimundo morreu de desastre”

E deu certo

“Maria ficou para tia”

Ela até tinha pensado em dar uma chance pro Raimundo depois que não tava pegando nem mosca. Pena que o dia que ela ia falar isso ele morreu.

“Joaquim suicidou-se”

Já havia se conformado com o fato de Lili não dar bola para ele. Achava que era lésbica e, portanto, não havia solução. Foi quando chegou um cara novo na cidade, J.Pinto Fernandes, e Lili se apaixonou perdidamente. Joaquim pensava que aquilo não ia dar certo, mas foi no dia em que recebeu o convite que se suicidou

“Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.”

Lili, dexei de ser sua fã. Logo você, que não queria ninguém? Cadê a independência? Foi casar, minha filha? Inocente do Joaquim que achava que Lili não gostava do pinto.

2 comentários:

ICEJ - Instituto Cultural Elias José disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Borges disse...

Depois pergunta porque sou fã...