O mundo é injusto e isso é um fato. Com os inventores não poderia ser diferente. Thomas Edson, por exemplo, inventou a lâmpada enquanto Einstein inventou a Teoria da Relatividade,mas há certos inventores que são totalmente esquecidos mesmo que tenham criado algo tão simples e ao mesmo tempo tão genial. É o caso do inventor da janela, nunca ouvi e creio que ninguém ouviu falar do coitado.


Não consigo imaginar um mundo sem janelas, uma coisa tão básica e ao mesmo tempo com tantas funções. Ao primeiro ver ela possui duas funções principais que são iluminar e ventilar que já vale bastante. Ficar com a porta da casa aberta o dia inteiro mesmo que na cidade mais pacata não daria muito certo e por isso a janela possui total aceitação no mercado. Há quem use a janela para observar, para bisbilhotar a vida alheia e depois fofocar com a vizinha da frente através da mesma. É um meio eficiente de comunicação,poder conversar sem sair de casa quando não havia telefone e internet foi uma verdadeira evolução tecnológica. Ela também que te livra de ter que atender a tal da visita indesejável que todo mundo tem. Aquela espiadinha básica para ver quem é e dependendo de quem for, fingir que não está, seria impossível sem ela.

Foi essencial para os namorantes do passado. Quando a moça estava disponível, e eu não estou falando de status de MSN e sim de avursa, solteira. Enfim, quando a moça estava solteira era na janela em que ficava esperando um pretendente, um bom moço passar e por ela se interessar. Se isso ocorresse ele voltaria a passar para admirá-la, começariam a trocar olhares, flores poderiam ser deixadas na janela, bilhetinhos jogados pela janela e serenatas deveriam ser feitas ao pé da janela.Sem que a moça aparecesse é claro.Ficaria ali, escondida apenas com umas luz acesa para que o pretendente visse que a serenata foi ouvida por quem deveria ser. Quem sabe mais tarde podiam casar, ter filhos e todas aquelas baboseiras que a mulheres de antigamente sonhavam. Se por um acaso, a moça ficasse o dia todo na porta seria muito fácil e não arrumaria um bom partido, a janela expõe na medida certa e conserva a reputação.

Embora o inventor da janela não seja reconhecido ela é. Não é a toa que é citada tantas vezes em musicas ou poemas.




3 comentários:

bisteca disse...

Laiz,
que surpresa boa seus textos.
Gostei muito, parabéns!
Tudo que amplia horizontes não pode ser considerado fútil....
Vc é demais, garota,
siga em frente!

bjs

Sheila

Laiz Araújo disse...

Sheila,é muito bom saber a opinião das pessoas, ainda mais quando é um elogio, quando se está começando algo e quando vem de alguém talentosa e competente como você.
Quanto ao fútil é porque o objetivo inicial do blog era falar apenas de moda e beleza só que ele mudou e acabou nunca falando disso.
O importante é que descobri que gosto de fazer algo que não sabia, escrever.
Muito obrigada pelo incentivo
bjbj

Israel disse...

Laiz, genial. Me ajude a divulgar o www.mellho.com, uma rede social de frases como o pensador da uol.