Desde o início dos tempos o homem procura se comunicar com seus semelhantes. Alguns se comunicavam por grunhidos, outros por sinais e alguns até mesmo pela escrita. A comunicação é a ferramenta mais importante no processo de organização de todo o mundo, sem ela a convivência, que já é tão complicada, seria impossível. Esse campo sempre me fascinou muito, ser comunicativa sempre foi uma das minhas características marcantes, tanto é que um dos motivos que me influenciaram a entrar na escola foi o fato de querer alguém para conversar. Por conta desses fatores, a minha profissão escolhida é alguma voltada para essa área.


Escolher que profissão seguir, sempre foi um grande desafio. Eu via as pessoas decidindo, não só o que fazer, mas também em que instituição cursar, e isso me dava certo desespero, cheguei a acreditar que precisaria de orientação profissional. Quando me arriscava a fazer testes vocacionais na internet sempre dava que eu deveria me projetar na área de comunicação ou arte. Como achava esse resultado estranho, eu o ignorava e permanecia com a dúvida. As pessoas, principalmente as idosas, têm o costume de dizer que um bom curso a seguir é apenas direito, medicina ou engenharia, mas, eu decidi vencer esse preconceito e aceitar que não me enquadro no perfil desses cursos tradicionais.


Criar ações e campanhas de forma consciente, sem pensar em enganar ou prejudicar o consumidor, ser transparente e ética na forma de me comunicar é um dos meus objetivos com essa profissão. A comunicação pode facilmente estar envolvida em inúmeras causas sociais, pois para uma empresa é altamente vantajoso colaborar com essas causas, pois estas aumentam de forma significativa a sua credibilidade é uma relação onde ambas saem ganhando. Acredito que umas das principais virtudes de um profissional devem ser ética, respeito e honestidade. Além de tudo com os fatos citados acima posso contribuir também com a solidariedade.


Exatas nunca foi meu forte, nunca entendi o porquê de achar o x, calcular a velocidade de um foguete ou descobrir a área da superfície de um cilindro. A área de biológicas me agrada, porém nunca gostei do modo como ela trata o homem, como um ser vivo pertencente a uma escala da evolução, que nasce, cresce e morre. Prefiro ver o homem como indivíduo, como ser social com suas características psicológicas, seus direitos, seus deveres, suas virtudes, sua história, ou seja, prefiro as ciências humanas.


A pessoa que escolhe comunicação deve ser comunicativa, criativa, desprovida de preconceitos, capaz de liderar, curiosa, dinâmica e eu me enquadro nesse perfil. Algumas pessoas também me influenciaram na escolha, pois disseram que eu combinava com esse tipo de curso. O fator econômico não me influenciou muito, pois é um mercado bastante saturado onde é preciso muito esforço para conseguir uma posição de destaque.

0 comentários: