Inveja ou invídia é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).
Muitas vezes, se confunde Inveja com Cobiça, que significa querer tirar a tal coisa desejada à pessoa que a tem, fazendo com que ela fique sem ela.” Oi wikipédia =}

Inveja é aquele tipo de sentimento que você tem mesmo sem querer, totalmente involuntário. Ninguém quer sentir inveja, é algo natural e que dá vergonha de dizer. Todo mundo tem , alguns mais e outros menos. Tem gente que tem e esconde bem outros que nem preocupam com isso ou não sabem esconder. Não percebem que sabemos que atrás daquele comentário maldoso tem uma pitadinha de inveja. É aquela brega, velha e famosa frase "Quem desdenha quer comprar".
E a cobiça? Segundo o décimo mandamento católico10º- Não cobiçar as coisas do outro.” Que aliás eu não conheci assim. Eu conheci não cobiçar a mulher do próximo. O que eu achava um absurdo. A bíblia é o livro mais machista que existe. Diz cobiçar a mulher e não o homem porque a mulher não tem desejos, vontades e está apenas subordinada às vontades de seu varão, que é como chamam marido na bíblia. Então mulheres podem cobiçar o homem da próxima que a gente não vai pro inferno. Beleza? Apesar que mulher no céu deve sofrer também. As 72 virgens, recompensa dos homens bomba vieram da onde? Que que elas fizeram pra merecer isso? Vão ter que servir no céu também? Gente, tá rolando exploração sexual no céu, tem que ver isso aí produção.Isso é do Alcorão, mas não poderia deixar de citar. Não vou ficar falando de religião aqui não porque é assunto polêmico que rende demais. Mas enfim, aí se o mandamento de cobiçar a mulher do outro levar pro inferno metade da população mundial tá com o espacinho reservado no dito cujo.

A tão falada inveja boa é algo que não existe, mas o termo pode ser usado quando a pessoa não sente inveja de verdade. Pode falar quando o outro conta algo tão bom que você não sabe expressar o quão legal é aquilo. Um “Ahhhh que legaaal” só não serviria, a pessoa tem que saber que aquilo causa inveja. Estranho isso, uma pessoa que parece gostar de causar inveja.
Eu tenho pânico de inveja. É o tipo de coisa que atrasa a vida de qualquer um, haja “patuá” pra espantar a bendita. Se as pessoas soubessem o quanto atrapalha não gritaria a alegria aos sete ventos para não acordar o sono leve da bendita. Quando eu passei a não contar meus planos e me afastei das pessoas que considerava invejosas minha vida melhorou tanto. Era sempre assim, bastava falar de um certo alguém para alguém que tudo dava errado. Vou parar de falar disso para não cutucar muito a dita cuja.

Um tipo engraçadíssimo e exótico de inveja é aquela que você sente de si mesmo. Entende o que eu to falando? Vai falar que nunca sentiu inveja de si mesmo? Eu vivo sentindo inveja de mim. Quando estou em um período sem inspiração, como eu fico triste nesses períodos, eu leio um texto muito bom e fico morrendo de inveja da Laiz no passado que conseguiu escrever aquilo. Eu penso “Não é possível que eu escrevi isso e hoje não consigo ter porcaria de ideia nenhum” Ou então quando acaba o carnaval e eu to lá estudando e sinto inveja da Laiz que estava feliz, curtindo o carnaval. A mais triste é quando você leva um pé na bunda e sente saudade da época em que o ser corria atrás de você . Geralmente quando eu to em um momento bom, pessimista como sou eu já penso. Nossa vou sentir inveja de mim no futuro. Aff, vamos viver o presente né? Alegria alheia incomoda, mas essa tal de alegria própria também anda dando um trabalho.

0 comentários


“Olhos de cigana oblíqua e dissimulada.” Sempre tive inveja de Capitu, uma mulher tão sedutora que levou Bento Santiago à loucura. O que mais tem acerca desse tema são teorias. Capitu traiu? Não Traiu? Bentinho era gay? E eu até já cheguei a sugerir que ele era esquizofrênico e ela nem existia. O caso é que Bentinho era louco, mimado e complexado.
 E bota complexado nisso. Uma pessoa que acha que a outra tá com ela só por interesse acha mesmo que não tá valendo nada e que só com outras intenções pra alguém querê-la. Ninguém é capaz de fazer uma pessoa desse tipo feliz, ninguém.  Do mesmo modo que tem aquela pessoa cheia de si que sempre se acha melhor que todos e que ninguém é bom o suficiente. Complicado também viu?Eu quero morrer quando ouço alguém falar que Capitu era interesseira. Tudo bem que ela não tinha dinheiro, mas Bentinho era inteligente, tinha bons professores. Inteligência é afrodisíaco. Quem nunca ouviu isso? Inteligência atrai mais que qualquer coisa. Pelo menos atrai pessoas inteligentes.
Bentinho era um crianção nem percebeu que a Capitu tava dando mole e ficou dormindo no ponto. Moleque sem atitude se dependesse dele ele não ia pegar ninguém nunca, ia ficar só sonhando com as pernas ao vento. Louco porque vive viajando na maionese, pensando até me pedir pro imperador para que não fosse ao Seminário. Uma pessoa que pensa umas coisa dessas pode muito bem imaginar uma traição que nunca existiu. Ele pensou em matar o próprio filho gente, ele desconfia da traição porque a mulher chorou demais no velório. O cara é insano.
Quando a gente analisa profundamente percebe tanta coisa que eu ficaria aqui um tempão contando. O importante é que uma coisa deve ser observada e vai destruir muitos sonhos. Um amigo reclamou muito quando eu disse que Capitu não existia, falou que eu estava destruindo o desejo de muitos homens. Eu acho que o caso é bem pior. E se tudo que ele fala dela é invenção dele, se ela que era a rica da estória e que nunca olhou pra ele? E se Capitu era casada com Escobar na verdade e Bento apenas a desejava. Vou ficar louca com tantas teorias. Mas a pior das hipóteses é: E se Capitu existiu sim , mas não era tudo isso que Bento conta? E se ela era baranga, gente. Nem um pouco sensual, só Bento achava. Sabe aquele povo que gosta de contar vantagem falando que pegou uma gostosona na balada, mas fala que a gostosona não tem facebook? Todo mundo tem um amigo assim neh?
Eu só sei de uma coisa. Se Capitu existiu mesmo eu acho o Dom Casmurro tão chato, insuportável e rabugento que eu torço para que ela tenha o traído mesmo. Torço para que tenha sido muito feliz em Paris torrando a grana dele. 

1 comentários


Sabe quando você passa em frente a uma vitrine, vê um sapato e quer de qualquer jeito? E aí você insiste em entrar para experimentar mesmo sabendo que aquilo não vai terminar bem, não vai poder levar mesmo se ficar perfeito. Você experimenta e serve certinho, é o seu número. Aí você faz de tudo para conseguir aquele sapato e quando consegue depois de um tempo ou você sai com o pé muito machucado ou se cansa quando vê outro melhor, que te agrada mais e que parece ser mais confortável, não machucar tanto e aí começa tudo de novo. Tem uns que você repete de vez em quando, outros que você olha e pensa: “Não acredito que tive coragem de usar isso”, mas o pior tipo é aquele que mesmo surrado e machucando muito você não cansa nunca de usar. Pois é, é assim que funcionam os relacionamentos. 

1 comentários

Eu já fui aquelas criancinhas chatas e piadistas (adjetivo para pessoas que contam piadas sem graça) que quando questionadas sobre o que querem ser quando crescer respondem: grande. Quem nunca respondeu assim? Falar que quer ser grande é o clichêzão, o pácumêzão do mundo infantil. Acho que é por isso que não cresci, fui fazendo essas chatices, me jogaram uma praga e hoje eu sou tudo, menos grande. “Deus castiga” quem nunca ouviu isso? A gente ouve tanto essa frase na infância e os adultos não se dão conta do quanto isso nos influencia. A maioria das pessoas não amam a Deus, temem. Ninguém quer ir pro inferno ou até quer, já escrevi sobre isso aqui em Entre o céu e o inferno (eu tenho o mínimo trabalho de colocar o link aqui então clica no nominho rosa se quiser entender do que estou falando, ok? ). A maior prova que as pessoas temem a Deus é que a fase em que mais ficam religiosas é na velhice. Por que será né? Acho que adultos deviam tomar mais cuidado com o que dizem e fazem porque fica muito marcado, é a fase em que mais temos capacidade de aprender por isso é nessa fase que a nossa educação deve ser impecável, daí vem a expressão “Educação vem de berço”.
Falando em crescer , uma coisa que a gente não tem noção quando é pequeno é idade. Quando eu tinha uns 4 anos eu falava que queria casar com 10, achava pessoas de 10 tão maduras. Quando eu tinha uns 13 anos eu não via a hora de fazer 17 e ser “adulta”. Hoje eu tenho 19 e sou uma criançona que a última coisa em que pensa é casamento.Uma vez eu fui em um parque com minha mãe e para que eu pagasse menos ela inventou que eu tinha 4 anos para o diretor do parque, eu olhei pra ela absurdada e falei: Não mãe, eu tenho 5. Uai, tava achando um absurdo minha mãe não saber minha idade a ainda errar pra baixo. Pensa a vergonha e a vontade me matar? O engraçado é que se tem fase que a gente quer crescer, parecer mais velha, tem outras que a gente quer ser mais nova. Aos 11 anos quando me chamavam de mocinha eu era tomada por uma crise Peter Pan e fazia de tudo para parecer mais nova, queria ser criança pra sempre. Depois teve aquela fase em que eu não era nem criança demais nem adolescente demais pra ir nos lugares e aí você se sente mal. E o tanto que dava raiva quando chutavam minha idade pra baixo? Mas aí eu ficava bem feliz quando falavam “13? Parece uns 15.”.
Aí a pessoa fica velha e faz de tudo pra parecer nova e esconder a idade. Sabe aquele papo de respeitar os mais velhos? Essas pessoas velhas que querem parecer novas se forem respeitadas se sentem ofendidas? Tipo, se eu chamar pro caixa preferencial pra idoso? “Sônia Maria Vieira Gonçalves, mais conhecida como Susana Vieira (São Paulo, 23 de Agosto de 1939) é uma atriz brasileira.” Então aguardem a manchete da Susana fazendo barraco no mercado por chamarem ela pra fila preferencial. Como se ela fosse ao mercado...
Daqui a muitos anos quem vai substituí-las? Será que aquela vida natureba da Fernanda Lima vai durar pra sempre? Ou quando ela perceber que o Rodrigo Hilbert fica cada vez mais pitel grisalho ela se rende ao mundo das plásticas e infinitos tratamentos. A Xuxa caminha por esse caminho faz tempo, aliás tem tanta coisa pra falar da Xuxa que eu fico devendo um post dela. Mas o engraçado é que o tempo passa, os baixinhos crescem e ela não envelhece. Nunca fui baixinha da Xuxa, gostava da Eliana.Hoje ainda gosto, mas ela tem uma risada muito insuportável. No futuro quando um baixinho da Xuxa contar para seu netinho que foi baixinho da Xuxa vai ouvir um grande:Aham, senta lá Cláudia.

1 comentários

Tem uma característica muito marcante em criança e que depois desaparece muito com o crescimento, a “prestatividade” (ato ou efeito de ser prestativa, adoro criar neologismos é tão divertoso). Quem nunca notou o quanto criança gosta de ajudar? Outro dia eu tava na faculdade onde faço estágio e onde funciona um colégio também e vi duas menininhas correndo. Correram em direção à professora e depois voltaram, uma com a maleta que mal podia aguentar e a outra com a bolsa tamanho normal, mas que comparada ao seu tamanho parecia aquelas maxi bolsas “mata marido”, mata e esconde o corpo dentro.

Da onde vem essa coisa de querer ajudar? Esse altruísmo? Até porque tem criança que é tão egoísta com os amiguinhos, só preocupa em ajudar o professor. Há quem diga que essas criancinhas prestativas de hoje são os puxa saco de amanhã. Eu prefiro acreditar que seja pela vontade de aparecer, sei lá. Quando você é o ajudante do dia você é meio que o centro das atenções. Enfim eu não sei porque isso acontece, mas eu adorava ser a ajudante do dia. O pior é que eu posso provar isso com aqueles relatórios de aproveitamento que as professoras entregavam, lá diz que eu adorava ajudar. Aliás, quem tiver a oportunidade de ler um desses seus relatórios, leia, é muito legal saber que características que você tinha quando criança permanecem.
O que eu tinha raiva era quando era meu dia de ser ajudante e eu não fazia nada, era como se eu tivesse desperdiçado o dia. Eu gostava de fazer coisas legais, passear pela escola... Uai, é por isso então que criança gosta de ser ajudante, pra perder aula. Sou gênia.  Mas não é só na escola que criança gosta de ajudar. Gosta de lavar a louça, lavar a garagem, passar a roupa... Eu adorava. Aí eu sei que depois você cresce e odeia fazer as coisas,  não quer ajudar, não quer escrever no quadro , odeia ajudar em casa, reza para não ser chamada pra dar a resposta em voz alta igual rezava pra não te escolherem pra “cantar” a tabuada do 7 ou do 8. Sim, meu trauma por matemática é caso antigo e sem solução.  
Então quando eu tinha 3 anos eu gostava tanto de ajudar que a professora pedia sempre que eu fizesse o mesmo favor. Naquela época eu morava em Patrocínio, triangulo mineiro, e estudava em um colégio de freiras. Todos os dias eu tinha que devolver a chave do parquinho para a diretora da escola, uma freira velhinha e enorme de gorda. A madre aproveitava da minha visita diária para bater altos papos, pois sabia que aquilo renderia boas risadas, sempre tive imaginação fértil. Foi num desses passeios que a senhora resolveu reclamar que sentiria saudade de mim nas férias. Eu passava as férias  na minha cidade natal e atual . Sugeriu então que viesse comigo passear aqui. Eu disse que não poderia vim, não caberia no carro. Foi então, que ela teve a infeliz ideia de sugerir que viesse na mala. Eu olhei abismada pra mulher, com um olhar de desdém, sem dó e soltei: E você acha mesmo que vai caber na mala?
Criança é sincera e quando a gente vai crescendo a gente vai controlando isso por culpa dos adultos. Eu tenho certeza que se minha mãe tivesse presenciado minha deselegância, ela tinha me feito pedir desculpa. Ainda bem que a gente muda, sinceridade exagerada incomoda, é chato, magoa. O super sincero é evitado, ninguém quer alguém assim por perto. A frase “desculpa, mas eu sou sincera” geralmente é dita após uma bela grosseria, um comentário maldoso, não solicitado. A minha mãe tem uma sina que a persegue. Toda vez que minha mãe inventa de dar carona pra velhinhas com carinha inocente ela tem que ouvir um :Nossa, como você engordou. Pelo amor neh? E o pior é que ela continua dando carona. O povo mais velho tem mania de achar que agrada chamando de gorda. Eu fico puta. 

3 comentários