Dizem que um talento é muito bom quando acompanhado de empreendedorismo. Vivem dizendo que falta isso ou aquilo no blog, que falta principalmente uma forma eficaz de divulgação. Realmente, depois que o blog ganhou cara nova, perfil no twitter e página no facebook, tudo graças ao Jony Dias meu herói as visitas simplesmente dobraram.


Sim, me falta empreendedorismo, mas é tudo culpa de meu trauma de infância. Já fui diferente, já planejei montar loja de roupa, havia até escolhido nome e tema. Tudo mudou graças aos meus vizinhos.

Já vi muito filme em que criança vende limonada em barraquinha de madeira na porta de casa. Comigo foi diferente. Eu,a Lu (minha irmã) ,a Le e a Quel (minhas primas) tentamos vender sacolé (chup-chup, geladinho, como preferir chamar) e não posso dizer que não vendemos nenhum porque seria mentira. Uma vizinha comprou, era amiga da minha tia. Comprou porque queria ser boazinha e não porque se sentiu atraída pelo produto. Acha que desistimos? Claro que não. No fundo foi até bom, chupamos todos por um bom tempo.

Quem nunca tentou vender pulseirinha de miçanga na escola? O que eu gastei em material que me parecia investimento foi na verdade um baita de um prejuízo. Vendia fiado na escola, quase ninguém me pagou até ontem. Entendi com isso o motivo das plaquinhas na padaria dizendo que não vendem fiado. “Vendemos fiado só para maiores de 90 anos acompanhados pelos pais”

Da terceira vez foi extremamente frustrante. Já percebeu que a maioria das idéias funciona assim? Na teoria parece excelente, mas na pratica é um desastre. Tantos pés de eucalipto atoa na fazenda? Pra que? Podíamos pegar tudo aquilo e transformar em desinfetante. Mato + água virar desinfetante? Altamente lucrativo. Passamos a tarde inteira juntando folhas e lotamos o carro de sacolas. No outro dia estávamos lá, mais uma vez cuidando do nosso importante negócio. Dessa vez nem a vizinha boazinha comprou. Não adiantou pedir, implorar, usar da arte do convencimento. Uma disse que já havia comprado naquele mês, eu pedi para que nos procurasse quando acabasse. Não procurou até hoje. O dia que procurar quem sabe ressurja meu espírito empreendedor.

5 comentários:

Carolina disse...

Ah, esse post sim é a sua cara! HAHAHA

Jony Dias disse...

Que atire a primeira pedra quem nunca tentou "montar um negócio".

Desde criança tentamos lucrar, e quase sempre não dá certo. Me lembro que no ensino fundamental, tinha uma menina na minha sala que fazia dobraduras que você mexe, acho que chama "pé de porco" e que a pessoa escolhia um numero e depois uma cor, o que saísse a pessoa era. Pior que ela vendia por 25 centavos e todo mundo comprava, até eu comprei já, tinha até encomenda. KKKKKKKKKKK

Muito bom esse post, melhor a observação dos filmes americanos em que as crianças vendiam limonada nas suas férias e lucravam pra caramba. Até parece, que fantasia hahaha.

Laiz Araújo disse...

hahahah só por que tá falando de coisas nada a ver Prado?
Jony e seus comentários, isso era nome clássico de comunidade do finado orkut neh? enfim, ai eu adorava aquelas dobradurinha, nunca consegui fazer, minha irmã fazia e de graça. Droga, devia ter explorado o trabalho dela e vendido. Tenho raiva daquelas criança cas limonadas,ajudaram a frustrar minha infancia.

Belle Almeida disse...

Laiz, gostei muito do post, porque sou apaixonado pelo tema empreendedorismo, tive aula disso na facul... mas então, para te falar a verdade, você é sim uma empreendedora. Ao ter a ideia desse blog e mante-lo etc é uma atitude empreendedora! Só que, por enquanto, não é um modelo de negócio, porque vc não lucra ou algo do tipo. Mas parabéns!

ah, é muito verdade isso da miçanga e da limonada.. fora que havia alguns brinquedos (tipo aqueles da eliana "fabrica de chiclete, de chocolate, de pulseirinha") que fazia vc acreditar que vc ia vender horrores e lucrar mto hahahaha

Laiz Araújo disse...

Belle que bom que gostou, brigaaada. Meu sonho é que isso dê lucro,mas acho um tanto quanto impossivel.
O meu espírito é mais de gorda que de empreendedora pq eu queria essis brinquedinhos pra comer chocolate, chiclete, essas coisas o dia inteiro e nao pra vender. hahahahaa Me senti uma baloofa mirim agoraa hahahaa